Be-á-bá do plano de saúde Unimed: saiba tudo sobre guias, exames e mais

Be-á-bá do plano de saúde Unimed: saiba tudo sobre guias, exames e mais

Não sabe como localizar algum serviço? Tire suas principais dúvidas

Você sabe como autorizar exames solicitados pelo médico depois da consulta? Já sabe como conferir os resultados dos seus exames? Tem alguma dúvida sobre pagamentos ou sobre quais serviços estão cobertos pelo plano de saúde?

Esses questionamentos são muitos comuns entre os beneficiários da Unimed Nordeste-RS. Por isso, neste texto, reunimos as principais dúvidas sobre autorização de guia, coberturas, atendimento, exames e financeiro, além de, claro, como solucioná-las. Para saber mais, continue a leitura!

 

1. Autorização de guia

Como faço para autorizar exames solicitados pelo médico após minha consulta?

Se você possui uma requisição médica escrita (em papel), pode solicitar a autorização pelo aplicativo da Unimed Nordeste-RS ou presencialmente na Sede Administrativa da Unimed, em Caxias do Sul, ou em um dos nossos Escritórios Regionais (exceto clientes com carteirinha de outras Unimeds – código de carteirinha início diferente de 0041 = esses precisam solicitar de forma presencial nos locais informados).

Caso seu médico tenha realizado o pedido dos seus exames de forma eletrônica, não é necessário você solicitar autorização, pois o pedido é enviado automaticamente para autorização via sistema e, havendo necessidade de algum documento adicional, será realizado contato direto com você. Por isso é muito importante que os seus dados estejam sempre atualizados em seu cadastro (fone, e-mail, endereço, principalmente).

Outra dica importante: para sua maior comodidade, acompanhe o status da(s) sua(s) autorização(ões) de exames e procedimentos no Aplicativo Unimed Nordeste-RS ou no Portal do Cliente.

Como faço para acompanhar a liberação dos exames e procedimentos solicitados pelo meu médico?

Basta acompanhar no Aplicativo Unimed Nordeste-RS ou no Portal do Cliente. Além da liberação de exames e procedimentos, você também tem acesso a todas as outras facilidades dos nossos canais digitais: 2ª via da fatura, atualização cadastral, resultados de exames, etc.

 

2. Coberturas

Como faço para saber a cobertura de exames/procedimentos do meu plano?

Para verificar a cobertura de algum exame ou procedimento específico, orientamos que você entre em contato conosco pelos canais de atendimento do SAC, com o pedido médico identificado com o código do exame/procedimento para confirmação. Você pode acionar o 0800 0512100 – atendimento 24 horas e todos os dias da semana; o e-mail sacunimed@unimednordesters.com.br; WhatsApp (54) 99269-7200 ou o site da Unimed Nordeste-RS, no ícone do Fale Conosco – SAC.

 

Como faço para verificar as coparticipações ou franquias do meu contrato?

Entre em contato com nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente pelos canais acima. Acessando a aba “Boletos – demonstrativos” no Aplicativo Unimed Nordeste-RS ou no ícone do Portal do Cliente, no site da Unimed Nordeste-RS, você poderá acompanhar todos os seus usos mensais.

 

 

3. Atendimento

Como se cadastrar e acessar o Portal do Cliente?

Para o cliente Unimed Nordeste-RS, o cadastro é realizado na página de acesso ao Portal do Cliente, pelo site www.unimednordesters.com.br. Você deverá preencher os dados solicitados, colocando e-mail e uma senha, que deve conter oito dígitos, sendo formado por números e letras.

 

Como pesquisar informações sobre os locais de atendimento que estão disponíveis no meu plano, como hospital, laboratório, clínicas e consultórios?

Acessando o Guia Médico no nosso site ou no app da Unimed Nordeste-RS, você pode encontrar toda a rede de prestadores que atendem nossos planos de saúde, de acordo com a cobertura do seu plano contratado.

Dica: a busca é mais precisa se você realizar a digitação do número do seu cartão. Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso SAC, por meio de um dos canais de atendimento.

 

Preciso atualizar meus dados, como endereço ou telefone. O que devo fazer?

Você, titular do plano, poderá solicitar a atualização cadastral pelo App Unimed Nordeste-RS ou entrar em contato com um de nossos canais de atendimento.

 

 

4. Exames

Como posso acessar o resultado dos meus exames?

Quando os beneficiários da Unimed realizam exames nos Laboratórios Unimed, recebem, no momento do atendimento, um documento para retirada dos resultados via Portal do Cliente ou app. Se você já possuir acesso ao app ou ao Portal do Cliente, deverá utilizar a sua senha pessoal para visualizar os essas informações. Caso contrário, deverá utilizar os dados constantes no canhoto de retirada do laboratório. Os resultados serão disponibilizados no App Unimed Nordeste-RS e no Portal do Cliente assim que estiverem liberados (acompanhe as datas de liberações no canhoto entregue no ato da coleta de seus exames).

Os beneficiários de outras Unimeds que realizam exames nos Laboratórios Unimed Nordeste-RS recebem, no momento do atendimento, um documento para retirada dos exames via Portal do Cliente. Esse acesso ao Portal será exclusivo para verificação do resultado de exames.

Importante: alguns exames específicos não podem ser retirados pelo Portal e/ou app, e sim apenas presencialmente. Verifique o seu canhoto de retirada. Se constar (**), significa que o exame poderá ser retirado somente de forma presencial no Laboratório Unimed em que você realizou a coleta.

 

Eu posso ter acesso ao resultado do meu exame por telefone?

Não. Por questões de segurança e sigilo, não informamos resultados por telefone nem por e-mail, pois são informações pessoais e somente você deverá acessá-las, diretamente. Caso não consiga consultar pelas plataformas digitais informadas, poderá retirar pessoalmente no Laboratório onde o exame foi realizado.

 

Como faço para saber se um exame, consulta ou procedimento vai gerar coparticipação ou franquia?

Entre em contato com nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. É importante ter em mãos o pedido médico, caso ele não tenha sido lançado em sistema pelo próprio médico no ato de sua consulta. É necessário identificar o código do referido exame/procedimento, para que a informação seja prestada corretamente.

 

5. Financeiro

Não recebi minha fatura, como devo proceder?

– Para planos individuais familiares e termo de opção no site da cooperativa: na opção 2ª via da fatura, insira o CPF, número do cliente e preencha os caracteres de confirmação, com letras minúsculas e maiúsculas de acordo com a imagem apresentada.
– Para Pessoa Jurídica, acesse: Portal Empresarial > Sou Cliente > 2° Via de Boletos/Faturas.
– Portal do Cliente > Sou Cliente > 2° Via de Boletos. No app, você precisará entrar com a sua senha.
– Caso você não tenha plano e seja somente o responsável financeiro, deverá seguir os seguintes passos: Portal do Cliente> Quero me cadastrar > Não estou com meu cartão> insira dados do contratante. Pelo app: Meu primeiro acesso > Não estou com meu cartão > preencha os dados com informações do contratante.

Como faço para negociar valores em aberto?

Você pode solicitar uma análise de negociação de valores em atraso através dos seguintes canais de atendimento:
– Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 0512100 – atendimento 24h.
– Sede da Unimed Nordeste-RS: Setor Financeiro/Térreo (Rua Moreira César, 2400, Pio X, Caxias do Sul), das 8h às 18h.

Tem outras dúvidas? Acesse o Manual do Beneficiário, clicando aqui: http://www-v1.unimednordesters.com.br/manual-do-beneficiario/

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